O chuveiro da sua casa não está esquentando ou está cheirando a queimado? Essa é a hora certa para trocá-lo! Para quebrar o tabu em torno dessa simples tarefa, a Eletro Energia preparou para você o passo a passo de como trocar e instalar chuveiro elétrico de forma descomplicada e segura. Confira!
Você vai precisar de:
Primeiramente, é necessário escolher um produto de boa procedência, com selo Inmetro. Isso garantirá qualidade à instalação elétrica. Não se esqueça de verificar a compatibilidade de voltagem do chuveiro com o local de instalação!
Em algumas regiões os prédios são alimentados por tensões de 127V e 220V, em outras somente por 127V ou por 220V. Mesmo nos locais onde a tensão é de 127V é bom checar com cuidado, pois alguns pontos podem ser 220V e isso geralmente ocorre em locais de instalação de chuveiros elétricos.
A fim de evitar sobrecargas e curtos-circuitos, é imprescindível que a espessura da fiação do local de instalação seja compatível com a espessura dos fios do chuveiro. Para sua segurança, não realize esta tarefa com os pés descalços ou molhados. Vista calçados adequados com sola de borracha, certifique-se de que os pés da escada também sejam revestidos com borracha e que o piso não esteja escorregadio.
O primeiro passo é desligar a chave geral (que fica no quadro geral de energia) ou o disjuntor que corresponde ao ambiente da instalação.
Em seguida, feche o registro geral da água, que alimenta o encanamento do chuveiro, e abra o registro do próprio chuveiro a fim de retirar a água que se acumulou dentro do encanamento. Feito isso, feche o registro.
Abra a caixinha de energia do chuveiro (onde ficam os fios), e desconecte todos os fios da rede de energia, inclusive o fio-terra (geralmente é verde ou amarelo).
O chuveiro geralmente é apenas rosqueado, então gire-o em sentido anti-horário para retirá-lo. Feito isso, é essencial limpar o cano, removendo todo o excesso de fita veda rosca da instalação anterior que estiver no cano da parede.
Certifique-se que o diâmetro do cano da parede é semelhante com o diâmetro da rosca do chuveiro que está sendo instalado. No caso dos diâmetros serem diferentes, será necessário um adaptador de redução.
No sentido horário aplique a fita veda rosca no cano do chuveiro. Dê aproximadamente 6 voltas, com o propósito de evitar vazamentos.
Girando no sentido horário, rosqueie o chuveiro no cano da parede. Certifique-se que ele está bem encaixado, de modo que o chuveiro fique no alinhamento correto. Cuidado para não danificar o cano do chuveiro apertando com muita força!
Desencape os fios do chuveiro com um estilete, e conecte-os nos fios da rede elétrica por meio do conector de porcelana.
Dica: opte pelo conector de porcelana ao invés das emendas de fita isolante, pois a fiação esquenta com frequência maior, podendo derreter as emendas e causar maiores danos, em um curto prazo de tempo.
É imprescindível ligar o fio-terra no sistema de aterramento, também pelo conector de porcelana. Se no seu chuveiro não houver sistema de aterramento, contate um profissional especializado para fazer o serviço o mais rápido possível. Nesse caso, não ligue o fio-terra em qualquer ponto, apenas encape-o com fita isolante e guarde-o dentro da caixinha.
Abra o registro geral de água e em seguida abra todo o registro do chuveiro (na posição de temperatura desligado) e deixe a água correr por aproximadamente um minuto, a fim de retirar o ar da tubulação e evitar que o chuveiro queime. A seguir, o último passo é religar o disjuntor no quadro geral de energia.